Reforma São Paulo - Escolas

Escolas

JOAO DE DEUS BUENO DOS REIS, DR.

Endereço:
RUA FRANCISCO RAMOS 32
Bairro:
JARDIM CONSORCIO
Zona:
URBANA
CEP:
Fone:
Fax:
EFON-EFAX / 5073-3107
PERFIL DO PATRONO

JOÃO DE DEUS BUENO DOS REIS

(São Paulo, SP, 1907 ? 1970)

João de Deus Bueno dos Reis, filho de João Chrysostomo Bueno dos Reis Júnior e Arminda de Barros Bueno dos Reis, nasceu em São Paulo, em 8 de março de 1907. Faleceu no dia 26 de julho de 1970, deixando viúva Nadyr Rosa Porto Bueno dos Reis, com quem era casado desde 17 de abril de 1929.
Ingressou na Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo em 1925, tendo custeado seus estudos como escriturário da mesma instituição, onde se diplomou em 1930.
Defendeu com brilho sua tese O Exame Funcional do Pâncreas, que foi aprovada com distinção pela banca examinadora, obtendo então o título de doutor em Medicina. Espírito lúcido, humanitário, dotado de profunda religiosidade, verdadeiro espiritualista, estudioso e dedicado, completou vários outros cursos, inclusive os de Pedagogia, Psicologia e Educação Física. Tinha larga clínica, onde incluía o atendimento gratuito aos necessitados. Foi autor de livros e muitos trabalhos, entre os quais o Vademecum Médico Farmacêutico, com várias edições.
Amante da música, das artes e da natureza, foi também democrático e atuante. Recém-casado, participou da Revolução Constitucionalista de 1932, partindo como tenente médico do Batalhão Paes Leme com destino à fronteira de Minas Gerais. Para receber e atender soldados feridos em combate, improvisou um hospital de campanha, no Convento de Lavrinhas, em Roseira (SP), e ali permaneceu servindo até o final da luta, sempre acompanhado da esposa.
Atuou na reserva do Ministério da Aeronáutica, com a patente de primeiro tenente médico, tendo servido na 4a Zona Aérea, durante 20 anos. Ingressou no serviço público estadual como médico da Secretaria da Agricultura, que na época regia o setor de Imigração. Foi posteriormente, pela competência demonstrada, convidado pelo então prefeito de São Paulo, Abraão Ribeiro, para estudar e planejar a criação pioneira de parques infantis (PIs) no município. O primeiro a ser inaugurado foi o PI D. Pedro II.
Trabalhando com grande dedicação e idealismo, conseguiu o médico e educador realizar uma obra de suma importância social, possibilitando aliar a educação ao desenvolvimento psíquico-físico e cultural da criança.
Preocupou-se também com o lazer das crianças e criou os recantos infantis (RIs), como locais de recreação orientada.

Relatório de Serviços
Acompanhe o andamento da obra na sua escola. Os arquivos no formato PDF abaixo necessitam da instalação do Adobe Acrobat Reader na máquina. ( Baixe o Adobe Reader)

Relatórios
Ordem de Serviço